Menu fechado

faixas do Jiu-Jitsu

Quais são as faixas do jiu-jitsu? Atualmente o sistema graduação do Jiu-jitsu é padronizado, ou seja, todas as academias do Brasil e do mundo, entregam as mesmas faixas na mesma sequência, mesmo que o critério para isso varie (e muito) de CT para CT.

A regra que regula este sistema passou por várias mudanças até chegar no formato de hoje, que foi definido pela IBJJ em 2012, com a função de uniformizar o ensino e facilitar a divisão de categorias em campeonato.

Mas e aí? Você sabe quais são todas as Faixas do Jiu-Jitsu? E o tempo mínimo de cada faixa? E quanto demora para conseguir a tão sonhada faixa preta? Então continue lendo que a gente te explica! 

1 - Faixa Branca

Não importa se você é jovem, velho, homem, mulher, casado ou solteiro…Todo mundo que entra pela primeira vez em um tatame, vai vestir a faixa Branca. Esta é, inclusive, a faixa com maior taxa de desistência do esporte.

Ao contrário das outras faixas, esta é a única que não possui um tempo mínimo de permanência. Apesar disso, a maioria das academias acaba optando por deixar o aluno entre 1,5 e 2 anos até a graduação.

2 - Faixa Azul

A faixa azul é o que separa um graduado do resto das pessoas. Um dos meus mestres me disse, logo depois de me entregar a faixa que eu finalmente havia me tornado “Mais graduado que a sua avó”.

Apesar da piada, a faixa azul vem com algumas responsabilidades, e as pessoas já esperam um certo nível técnico (mesmo que não muito elevado de você). Justamente por isso, a faixa azul exige um tempo mínimo de 2 anos, e uma idade superior a 16 anos, antes do atleta alcançar a faixa roxa.

Assim como na faixa branca número de praticantes que desistem é muito grande.

3 - Faixa Roxa

Muitos dizem que a faixa roxa é um divisor de águas na vida de um atleta, já que se espera um nível bem mais elevado de quem conquista esta graduação: A sua técnica já deve estar bem mais apurada, e o repertorio de posições, deve ser bem maior que o de um faixa azul.

A terceira faixa do jiu-jitsu é visto como um período de crescimento, e por isso o tempo mínimo para a graduação é de 1 ano, e a idade mínima para alcançar a próxima faixa é de 16 anos.

É comum que a taxa de desistência na faixa roxa seja BEM menor. A maior parte das pessoas que chegam à faixa roxa, não vai desistir antes de conquistar a faixa preta.

4 - Faixa Marrom

A Faixa marrom é um período de amadurecimento, em que o atleta está se preparando para conquistar a tão sonhada faixa preta do Jiu-Jitsu, por isso é esperado que você já tenha um nível técnico bem alto.

O período mínimo que um atleta deve ficar na faixa marrom, é de um ano, sendo que para chegar na próxima etapa, o praticante deve ter no mínimo 18 anos de idade.

5 - Faixa Preta

A faixa preta é o objetivo de qualquer lutador de Jiu-jitsu e provavelmente um dos momentos mais memoráveis na vida de quem chega até lá, afinal são muitos e muitos anos se dedicando ao esporte para chegar neste patamar.

Após alcançar a faixa preta, o atleta tem de praticar 31 anos de Jiu-jitsu até chegar no próximo patamar, sendo que neste caso, o período é fixo, e contado a partir do momento em que o atleta alcança a graduação.

6 - Faixa Vermelha e Preta e Vermelha e Branca

Poucos são os que alcançam este tipo de graduação, já que são necessários, no mínimo, mais de 35 anos de Jiu-jitsu para chegar na faixa vermelha e preta, e mais 7 anos para alcançar a faixa vermelha e branca.

6 - Faixa Vermelha e Preta e Vermelha e Branc

Se a faixa vermelha e branca já é restritíssima, a faixa vermelha é ainda mais! O Seleto grupo de pessoas que alcançaram a mais alta graduação do Jiu-Jitsu não chega à 50 pessoas, sendo constituída por grandes nomes, como Carlson Gracie, Flavio Beringher , Gastão Gracie e Hélio Gracie.

Se você leu este texto até o final, provavelmente está começando no mundo do Jiu-jitsu agora, então uma boa sugestão é ler nosso post 5 posições mais importantes para quem está começando.

Se você sentiu falta das faixas infantis do jiu-jitsu, é só clicar aqui e conferir nosso post sobre o assunto. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *